top of page

Nutrição Clínica Funcional

A Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, doenças auto-imunes, desordens estéticas, dentre outras.

Nutrição Clínica Funcional possui cinco princípios básicos: a individualidade bioquímica, o tratamento centrado no paciente, o equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade de nutrientes, a saúde como vitalidade positiva e as interconexões em teia de processos bioquímicos que engloba: os desequilíbrios nutricionais, estruturais e hormonais, o estresse oxidativo, a ecologia gastrointestinal, a destoxificação do organismo, as alterações imunológicas e a interação corpo-mente.

Fonte: www.vponline.com.br

Ayurveda

Sistema de saúde milenar indiano utilizado há pelo menos 3 mil anos, com visão holística e abordagem integrativa.

Baseada nas características dos 5 elementos – éter, ar, fogo, água e terra – que são observados em tudo o que existe, incluindo clima, cores, aromas, sabores, estações do ano, plantas, animais, fases da vida, personalidades, emoções e biotipos corporais (vata, pitta e kapha).

Podemos observar desequilíbrios dessas energias pelos desconfortos, sintomas ou adoecimentos. O tratamento se utiliza de ferramentas com os atributos opostos do que é encontrado em excesso, neutralizando, assim os efeitos da desarmonia.

Tem caráter terapêutico quando em casos de doenças já estabelecidas ou preventivo quando aplicado no início do aparecimento dos primeiros sintomas ou mesmo antes, pela observação das influências dos fatores internos e externos e imediata compensação através dos conhecimentos disponíveis.

Apesar de ser um sistema bem antigo e de origens delimitadas, seus princípios são atemporais e universais, podendo ser aplicados em todos os tempos e localizações do globo, uma vez que tudo é composto pelas mesmas energias.

Suas ferramentas incluem alimentação e estilo de vida como base, mas também o uso de ervas medicinais, procedimentos corporais, pedras e cristais, aromas, meditação, yoga, dentre outros inúmeros recursos.

Nutrição Esportiva

Os objetivos com a Nutrição Esportiva são de melhorar a performance esportiva do atleta profissional, amador ou qualquer pessoa que pratica atividade física regularmente, assim como de contribuir para a saúde com a manutenção da imunidade e a prevenção do envelhecimento precoce.

No âmbito esportivo propriamente dito, alguns pontos em que a nutrição pode auxiliar são: aumento da disposição e energia, redução de fadiga muscular, aumento de força, aumento de resistência, hipertrofia muscular, redução de peso e de gordura corporal.

​​

A definição da estratégia nutricional é influenciada diretamente pela periodização de treinos (definida pelos preparadores físicos), modalidade esportiva e pelas características dos treinos do esporte em si e da preparação física, como: tempo de duração, intensidade, frequência, intervalos de descanso entre treinos e entre séries de exercícios, calendário de provas, dentre outros aspectos.

 

Já no âmbito da saúde, a nutrição adequada do desportista é fundamental para preservar a saúde ao máximo, sendo que esta é muitas vezes impactada negativamente pelo excesso de atividade física, atividades extenuantes, curto tempo de descanso entre provas, condições extremas de temperatura durante os exercícios, etc., situações que podem acelerar o envelhecimento celular, expor o esportista a um maior risco de lesões e a deficiências nutricionais, o que resultaria em desequilíbrios em todo o organismo, inclusive hormonais, queda de cabelo e baixa imunidade.

bottom of page